terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"Minha professora é bonita"

Quando eu era criança, no ensino fundamental, eu queria ser "a mais inteligente da sala".... Em vez de eu me preocupar com coisas mais legais, do tipo ser "antenadinha na moda infantil", aquela que sabe tuuuuudo sobre desenhos animados, eu ficava sonhando com medalhas, prêmios e conderações como a "Aluna nº 1".
Então eu ficava, horas a fio, debruçada em casa lendo livros, fazendo 1000 problemas em matemática (hoje, não sei nem fazer a simples conta, 1+1=?) e estudando a "história e geografia do Brasil", que na época não tinha nem esse nome a matéria.... Daí eu sabia, na 4ª série por exemplo, qual era a "renda per capita" de João Pessoa. Que era isso, hein?
Mas embora tudo isso, havia um "fator x", um "calcanhar de aquiles", que me enfraquecia, e eu no "alto da minha inteligência infantil" não notava: era fraquíssima em Português, pois não tinha "imaginação" para escrever.
Lembro que nem redação eu fazia, mas apenas "construções de frases"... e lá eu ia, toda serelepe e "me achando", fazer "a melhor frase do mundo"... É, pois só alunos nº 1, seriam capazes dessa façanha.
Então a "tia" passava a lição: "escrevem uma frase sobre a sua professora"... E lá eu escrevia (com letra de caligrafia, pois adorava essa lição): "a minha professora é bonita".... A frase seria ótima se não fosse a mesma para todos os tipos de frases, como por exemplo no dia dos pais ser "o meu pai é bonito".... Tudo para mim era "apenas bonito", não tinha outra qualidade e eu achava que aquela era a "melhor frase do mundo" e mais uma vez ia receber louros e condecorações pela frase perfeita....
Daí que eu quebrei a cara quando a "tia" me deu o "maior sermão do mundo" pela minha frase sobre a beleza das flores.... Não acreditei que eu, "a aluna perfeitinha", tivesse feito a lição errada.
Então lá fui entrar, entrar de verdade no mundo das frases e redações tentar reverter essa "mancha" no meu currículo, e fui estudar por conta própria (na 4ª série, como menina prodígio) técnicas de redação, para poder ser uma pessoa com redação e frases melhores....
Sempre me lembro dessa história, especialmente quando participo e ganho concursos culturais, que "se não fosse a tia da escola", ainda estaria no meu mundo de "apenas beleza" das pessoas. Brigadão, tia!

Nenhum comentário: